quarta-feira, 3 de abril de 2013

Esquadrilha da Fumaça: um show aéreo realizado há 30 anos


O show aéreo em Imperatriz foi o último do Nordeste com o avião T-27
| domingo 31 março 2013 às 8:30

Foto: Paula de Társsia
Uma multidão com olhar fixo para o céu de Imperatriz. Crianças, jovens, adultos, não importava a faixa etária. As manobras no ar encantavam o público na Avenida Beira neste sábado (30), durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. E as palavras eram um meio de expressar a emoção ao ver as acrobacias: ‘Caracas! Nooooossa! Olha, olha, olha! É muito louco! Uuuuuuhu’!
A apresentação durou aproximadamente 45 minutos com manobras horizontais e verticais, feitas por sete aeronaves. E para quem assistiu foi um espetáculo. “Fantástica a apresentação deles. Um verdadeiro show no ar. É impossível não se encantar com as manobras. Sem contar que são profissionais competentes que representam muito bem a Força Aérea”, disse Juliana Soares.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) existe há 30 anos. A fim de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras durante as apresentações, foi acrescentado nos aviões um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça, assim sendo, o EAD ficou conhecido por Esquadrilha da Fumaça.


Sete aeronaves fizeram a apresentação em Imperatriz. (Foto: Paula de Társsia)
De acordo com o Major Renó, o esquadrão procura estreitar os laços entre o público civil e o Militar. O Major está na Força Aérea Brasileira há 18 anos, destes, quatro são dedicados ao EDA. Ele acrescentou que “é um orgulho muito grande representar o Brasil não só em território nacional, mas também no exterior. Me vejo naquela criança de São José dos Campos, que gostaria de estar na Esquadrilha da Fumaça e hoje eu faço parte, estou realizando um sonho”.
A Tenente Cocate também tem “muito orgulho de fazer parte da Força Aérea, em especial do Esquadrão. Nós temos uma piloto que nos trouxe e isso me deixa muito orgulhosa também. No esquadrão existem cinco mulheres, elas não são pilotas, mas são jornalistas, relações públicas, publicitárias. A gente dá uma logística para os pilotos”.
O show aéreo em Imperatriz foi o último do Nordeste com o avião T-27. A aeronave serásubstituída pelo modelo A-29. “Na segunda-feira (01) a aeronave será desativada. São 30 anos de apresentação e sem dúvida é um avião excepcional que vai nos deixar saudade. São modelos bem diferentes, principalmente pelo propósito. O T-27 foi projetado com uma aeronave de instrução avançada. Já o A-29 é uma de ataque leve”, ressaltou o Coronel Gobett.
A equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) veio ao município a convite de uma tradicional loja da cidade. O gerente do estabelecimento comercial, Antônio Dilson, destacou que “todas as faixas etárias gostam de ver, por isso, trouxemos os fumaceiros para presentear a cidade, em comemoração a reinauguração da loja. Tenho certeza que a emoção falou alto na hora da demonstração porque é um ciclo que se encerra com o T-27. E Imperatriz recebe o esquadrão neste momento especial”.


João Marcos ganhou autógrafos dos pilotos da FAB .(Foto: Alda Queiroz)
Passeio – Os pilotos da Esquadrilha da Fumaça passearam pelo Imperial Shopping Center na manhã do sábado. Durante este período, eles atenderam à imprensa e admiradores.
João Marcos, 12 anos, levou uma réplica do avião usado nas apresentações para ser autografado pelos pilotos. “Eu sou apaixonado por avião e faço parte do aeromodelismo de Imperatriz. Gostaria muito de um dia fazer parte da esquadrilha”. Gostar já é um passo, João. Afinal, o Major Renó um dia sonhou em ser piloto da FAB e atualmente integra a Esquadrilha da Fumaça.
Paula de Társsia
Fonte: http://dominuto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...