sábado, 14 de janeiro de 2012

J-20, caça stealth chinês, voa pela primeira vez.

J-20, caça stealth chinês, voa pela primeira vez.


Voou pela primeira vez, nesta terça dia 11/01, o Shengdu J-20, caça stealth chinês de quarta geração (equivalente à quinta geração na categorização americana). Veja os vídeos abaixo.

O primeiro vôo, que estava marcado para acontecer na semana passada, foi cancelado devido ao mal tempo (assim pareceu). No entanto, o fato de o primeiro vôo ter acontecido no momento em que o secretário de defesa norte americano Robert Gates visitava a china para tratar de assuntos militares, talvez sugira uma outra razão para o adiamento.


O vôo inaugural foi confirmado pelo presidente chinês Hu Jintao. Segundo informações de fontes chinesas, Hu Jintao o teria confirmado diretamente ao secretário de defesa americano. Acompanhado por dois caças J-10S, o J-20 teria voado por quase 20 minutos, em torno das 13:00h locais.

Desde que surgiram as primeiras imagens do J-20, este tomou as manchetes de todo o mundo aeroespacial e militar, anunciando o que talvez possa vir a ser uma nova era na balança do poderia militar mundial. Analistas tanto do setor militar quanto civil tem opiniões diferentes e contraditórias.

Para alguns, o caça seria apenas um protótipo, significativamente inferior aos seus rivais americanos e levaria ainda muito tempo para que a China pudesse produzir algo que pudesse causar reais preocupações. Para outros, o J-20 já apresenta características que o fazem superior ao F-22 e ao ainda em testes F-35.

Ao se crer nas imagens, tudo indica que o J-20 é maior e mais pesado que seus competidores americanos, o que indicaria uma maior capacidade de armamento e autonomia, embora isso implique também em uma maior detectabilidade por radares. O protótipo ainda deve passar por várias modificações até poder se tornar operacional, o que pode demorar ainda alguns anos. E algumas fontes sugerem que uma versão menor pode estar em estudo.


De um jeito ou de outro, o Shengu J-20, cognominando “Black Eagle”, é o assunto do momento. Demonstra, antes de qualquer coisa, que a China está muito disposta a construir um sistema de defesa à altura de qualquer possível rival.

Diante de tudo isso, não é improvável que os americanos aumentem os investimentos no desenvolvimento do F-35, que teve cortes expressivos nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...