quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

P-40 O Falcão Do Pacifico








História



O caça-bombardeiro P-40 foi o último da famosa série de aviões de combate "Hawks" produzido pela Curtiss Aircraft nas décadas de 30 e 40 do século XX, guardando certa semelhança com seus predecessores, o P-36 Hawk e o Sparrowhawk. Em unidades produzidas, só perdeu para o P-47 e P51 dentre os aviões militares americanos. Seu protótipo inicial foi o primeiro caça dos EUA a exceder as 300 mph (482 km/h). Seu projeto remonta à 1937, passando por diversos protótipos antes da versão final entrar em serviço em maio de 1940. Naquele mesmo ano 200 unidades já haviam seido entregues para a USAAC (Força Aérea do Exército dos EUA) e mais 185 para a Grã-Bretanha onde receberam o nome de Tomahawk Mk I.

Em seus primeiros combates, o P-40 mostrou a necessidade de melhor blindagem e tanques de combustível auto-selantes, tendo essas modificações sido incluídas no modelo "B", chamado pelos ingleses de Tomahawk MK IIA.




Na sequência veio o modelo "C" com novas melhorias nos mesmos pontos. Tudo isso acabou criando um grande problema para o P-40: o desempenho. Cada novo aperfeiçoamento na blindagem e nos tanques de combustível, mais peso ele ganhava, e, como o motor não havia sido mudado, pior era seu desempenho.



Para solucionar isso, a Curtiss Aircraft lançou o modelo "D", com um motor Allison V-1710 mais potente. Ainda aproveitou para reforçar o armamento colocando duas metralhadoras adicionais nas asas. Como a aparência externa mudou um pouco em virtude do novo motor, a RAF (Força Aérea Britânica) mudou o nome de Tomahawk para Kittyhawk.



Allison V-1710









A versão "E" ficou famosa pelo Grupo de Voluntários Americanos do General Claire Chenault - Os Tigres Voadores - que ajudou a combater a Força Imperial Japonesa na China. A última versão foi a "N", da qual foram produzidas 5.200 unidades, um recorde entre os diversos modelos de P-40.






olha so que tesouro encontrado





Aviões ocidentais que os soviéticos usaram contra os nazistas, são encontrados na Rússia.




P-40 Warhawk encontrado por foto de satélite no interior da Rússia.



P-39 Aircobra encontrado no lago Mart-Yavr, na Rússia.



Hawker Hurricane encontrado num lago perto de Murmansk.



Espero que Tenham Gostado

2 comentários:

  1. Parabens Fabão vc tem postado muita coisa boa, tem nos dado uma verdadeira aula de historia.

    ResponderExcluir
  2. Importante esse levantamento histórico protagonizado por Fábio Barbosa, ex-editor chefe do Águia...

    ResponderExcluir

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...