quarta-feira, 13 de abril de 2011

Como pilotar um helicóptero: Primeiros Passos

Ontem a noite na porta do prédio que o Alan mora, Mesaque, Felipe, Alan e eu estávamos conversando sobre helimodelismo, sobre as dificuldades de se aprender a voar um heli aqui em Imperatriz já que não existe nenhum helimodelista experiente para dar as primeiras dicas e aulas, por conta disto alguns de nós tem sofrido bastante com os helicópteros, como o Titico, e outros fazem cara feia quando se fala de helimodelismo por ser muito dificil (assim como eu...rsrsrsrs) e como se fosse o destino nosso amigo Daniel pôs em seu blog agora a pouco um vídeo de um helimodelista dando um show, então não resisti e pesquisei um pouco sobre os primeiros passos para se voar um helimodelo e eis que encontro um post no E-voo que conta todos os preparativos iniciais e pretendo compartilhar na íntegra aqui com voces.



"Primeiramente, não quero que pensem que acho que sou o bom da pilotagem, que domino tudo ou coisas do tipo. Acontece que sempre li tudo o que encontro sobre Helimodelismo, além praticar bastante, tanto no simulador, quanto no Heli, voo todos os dias. Dentre os diversos assuntos pesquisados por mim, reuni um a certa “literatura” sobre como aprender a pilotar helimodelos, pois quem mora em “fins de mundo” como eu, sempre tem que aprender sozinho mesmo. Então, como utilizei as técnicas aprendidas e posso dizer que tive um bom resultado, pois tive uma evolução bem rápida, resolvi fazer esse pequeno tutorial resumindo tudo o que pesquisei.
Lembrando, existem vários métodos de aprendizagem, esse é só um, isso também não dispensa um instrutor, é sempre o método mais seguro e correto. A forma utilizada aqui teve como cobaia esse que vos escreve, o que eu não impede o uso de quaisquer outros métodos. Só para complementar, como o tutorial é sobre pilotagem não falarei nada sobre regulagens, peças, trimagens e coisas do tipo, para isso existem outros diversos tópicos aqui mesmo no e-voo, também não abordarei os aspectos “físicos” do voo, somente a prática mesmo.
PS: A utilização do verbo "hoverar" não seguirá as regras do bom português.
Vamos lá.
1. Simulador: Muito dizem que não gostam de usar simulador por achar chato, mas achando legal ou não, o uso do simulador ajuda e muito. Portanto, se você é iniciante total faça diversas horas de simulador antes de tentar voar o heli real. Com isso, você aprende as reações do heli, os comandos, além de automatizar os reflexos, o que é muito importante, pois você passará a agir instintivamente, não precisará pensar antes de dar os comandos. Lembre-se de sempre tirar o cristal dos rádios que o possuem.
2. X de Treino: Peça de suma importância para iniciantes, pois são normais pousos forçados nesse início de aprendizado e o X de treino amortece a queda, impedindo, ainda, o contato das peças do Heli com o solo. Quem não deseja comprar um, pode fazer em casa mesmo com varetas e bolinhas de isopor.
3. Preparação:
Deixe todos os trims do rádio centralizados, exceto o do acelerador, que pode estar centralizado ou todo para baixo; o stick do coletivo(esquerdo) deve estar todo para baixo, o do cíclico (direito) fica automaticamente no meio.

Se seu rádio não é 2.4, nunca use-o com a antena abaixada, isso além de poder danificar os cristais, pode causar acidentes.
Sempre ligue o rádio antes do heli. Sempre desligue o heli antes do rádio.
Procure ligar o heli já na posição de decolagem e não mexa no mesmo enquanto ele está calibrando, cerca de 15 segundos.
Deixe o heli com as pás perpendiculares ao corpo, isso evita que, ao iniciar a rotação, elas esbarrem na cauda.
Deixe o heli a pelo menos 3 metros de distância de você e de qualquer pessoa, ou coisa, ou objeto, ou parede........
Pronto, com o rádio ligado, ligue o heli, e terminamos a preparação.
4. Stick da esquerda: Tudo feito corretamente até aqui, vamos iniciar pegando a sensibilidade do acelerador do heli. Estando o heli com a cauda virada para você e a uma distância segura, comece a mover o stick da esquerda para cima, bem lentamente, esqueça o da direita. No início da rotação, o heli trepidará um pouco, aumente a aceleração até ele parar de trepidar, mas não o deixe sair do chão, sob nenhuma hipótese. Mantenha um tempo essa aceleração, com o heli já tirando o peso das bolas do X, mas sem decolar, e reduza até o zero novamente, faça isso várias vezes, aumente e abaixe a aceleração até ter total controle desse comando. Mas vá até o limite de o heli querer sair do chão e volte, não decole.
Lembrando, não use o stick da direita, somente o da esquerda. Embora pareça chato, quanto mais vezes você repetir esse exercício, terá mais facilidade nos próximos passos e, também, um treinamento calmo e bem feito evitará lenhas bobas.


5. Feito corretamente o exercício anterior, vamos continuar somente com o stick esquerdo, mas agora com movimentos laterais.
Coloque o heli novamente com a cauda virada para você, comece a acelerar até ele tirar o seu peso do X de treino, sem decolar, mova o stick para a esquerda, poucos graus, e depois para direita. Repita esse exercício, fazendo a "cabeça" do heli girar poucos graus para cada lado, indo para um lado, voltando ao meio, indo para o outro e voltando ao meio novamente, com o heli no chão, não o deixe decolar.
Lembre-se: pare o heli sempre de costas para você.
Gaste pelo menos uma bateria nesses dois primeiros exercícios.


6. Ótimo, já temos sensibilidade de aceleração e cauda, podemos começar a tirar o heli do chão, porém não se anime ainda, eu disse tirar do chão e não voar.
Bem, acelere o heli novamente, lembre-se de sempre iniciar com ele de costas para você. Tire-o do solo, mas com as bolinhas do X ainda não chão, coloque o stick da direita um pouco para frente, bem suavemente. O heli se inclinará nessa direção, volte o stick da direita para o meio e pouse. Repita esse exercício para todas as direções, frente-trás-direita-esquerda, indo e pousando para cada uma das direções, sendo uma de cada vez evidentemente.
Repetido o exercício passado várias vezes, faça-o agora sem pousar: vá para frente, volte ao meio, vá para trás volte e assim por diante, lembrando que o heli não deve voar, você tem que fazer esses exercícios com as bolinhas do X pegando no chão. Para esse exercício aconselho desenhar um círculo de mais ou menos 1 metro e meio de diâmetro no chão e fazer os movimentos sem deixar o heli sair dele.

7. Bem, agora já temos a sensibilidade de ambos os sticks, caso você tenha feito tudo certo até aqui já conseguira iniciar no treinamento do hover (pairar no ar). Nessa etapa, vamos continuar a usar o círculo no chão que falei antes como referência.
Com a cauda do heli apontada para você, vamos tirá-lo do chão, devagar, nunca mais que 1 metro, no início tente voar a poucos centímetros do chão, o efeito solo irá lhe atrapalhar, mas persista. Se ver que está saindo do seu controle não pense duas vezes, volte totalmente o acelerador. Sempre dê comandos “carinhosos” no heli, pois o bicho é arisco, se você trata ele com violência ele responde da mesma forma. Vá aumentando a altura aos poucos. Seu final objetivo agora é este: manter o heli parado de costas para você a mais ou menos um metro do chão, sem sair do círculo.
Não se iluda, helicópteros são difíceis de pilotar, não passe para a fase seguinte até dominar o hover, eu disse DOMINAR, entenda-se manter ele TOTALMENTE parado pelo tempo que você quiser.
Pronto, já consegue hoverar perfeitamente? Parabéns, o maior passo já foi dado, o hover é o início das demais manobras.

8. Vamos ao deslocamento lateral. Faça dois círculos no chão como mostra a imagem. Com o heli com a cauda para si, decole e fique em hover, mova o stick levemente para a direita até que o heli chegue ao segundo círculo, entre em hover novamente e pouse. Repita o exercício para a esquerda. Faça isso várias vezes para um lado e para o outro.
Já domina o movimento? Passe a fazê-lo agora sem pousar, ou seja, vá para um lado, hovere, vá para o outro e hovere.


9. Deslocamento frontal agora. Faça o que fez no exercício anterior, só que para frente e para trás.

Dominada essa fase, intercale os dois exercícios anteriores , frontal e lateralmente.
Normalmente quando dominamos essa fase, começamos a nos sentir eufóricos, e achamos que já temos domínio sobre o heli, se sentir isso, desligue o heli, desligue o rádio e vá tomar uma água e conversar com alguém. Isso evitará uma grande lenha.
10. Sossegou? Então vamos à etapa seguinte. Coloque o heli no círculo do meio. Decole, hovere e vire o bico do heli para o lado esquerdo. Hovere nessa posição. Não passe para o seguinte enquanto não conseguir hoverar com o heli de lado.
Conseguiu? Ótimo, leve o heli para o círculo da esquerda e hovere, volte para o meio e hovere, vá para o da direita e hovere. Repita essa seqüência até fazer com perfeição.

11. Seguindo o exercício anterior, faça a mesma sequencia só que indo com o heli para o círculo da frente e para o de trás, com o heli sempre com o bico para a esquerda.

12. Repita os exercícios 10 e 11 com o bico do heli virado para a direita.



13. Ótimo, dominamos o heli em todas as direções, vamos agora aos pequenos circuitos.
Utilizando como referência os pontos utilizados anteriormente, faça:
13.1

a. Decole do meio, vire o bico para a direita e vá para o círculo daquele lado;
b. Sobre o círculo da direita, vire o heli de forma que o bico aponte para o círculo da frente e vá para ele;
c. Vire a cauda para o círculo do meio e volte o heli para essa posição.
d. Repita o exercício para o lado esquerdo.



13.2
a. Decole do meio, e vá com o heli “de ré” para o círculo de trás;
b. Sobre esse círculo, vire o heli de forma que o bico aponte para o círculo da direita e vá para ele;
c. Vire o bico do heli para o círculo do meio e vá para ele. Vire a cauda para você e pouse.
d. Repita o exercício para o lado esquerdo.



14. Pronto, você já faz pequenos circuitos, chegou uma hora importante: Retire o X de treino.
Com o heli livre, repita os circuitos feitos anteriormente e vá aumentando a altura, no máximo à 3 metros.

15. Já domina os circuitos citados com o heli a 3 metros de altura? É hora de fazermos o popular oito, veja como na figura abaixo:



Pegou confiança e já faz o oito bem? Faça-o cada vez maior, aumente altura e velocidade até onde achar possível. Domine bem esse voo, quando tiver o oito dominado você praticamente não terá mais dificuldades.
Pronto, você já pode dizer que pilota um helicóptero! Parabéns.
16. Vamos a uma nova fase, o temido Nose-in, é o heli “de cara” para você. Como você já deve saber, quando o heli está de frente para você os comandos ficam invertidos, o que causa uma certa confusão de reflexos no iniciante.

Por essa razão, não se acanhe e coloque novamente o X de treino, admito que nos sentimos um pouco ridículos usando o X depois de já termos certo domínio sobre o heli, mas acredite, é bom usar.
Como disse, os comandos ficarão invertidos com o heli de frente para você. Para pegar os reflexos, vá para o simulador e perca um bom tempo voando somente com o heli de frente para você, isso automatizará seus movimentos. Tentar se imaginar dentro do heli ajuda bastante. Eu usava a seguinte técnica quando estava aprendendo: colocar o stick para o lado que o heli estiver pendendo, ou seja, se ele estiver caindo para a direita, por exemplo, mova o stick para esse lado, como os comandos estão invertidos, ele alinhará para a esquerda.
Tente primeiro hoverar, depois de dominado o hover, refaça os circuitos feitos anteriormente com o heli “te encarando”. Lembre-se de usar sempre o X nessa nova fase até quando se sentir seguro.
17. Pronto pessoal, passadas e dominadas todas as fase você já tem sua CNHm (Carteira Nacional de Helimodelismo). Espero ter ajudado. Como disse, esse é só um método de aprendizado, usei e gostei do resultado, mas não tomem o que escrevi aqui como única forma certa de se aprender a voar.
Boa sorte e bons voos a todos. "

Esse é o  cara!! rsrs





3 comentários:

  1. ola amigo boa tarde eu tenho um helicoptero titan 450 quando eu começo a celera ele com a calda apontada para mim ele começa a roda nao fica parado isso e normal eu sou iniciante.alguem pode mim ajudar agradeço.

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  2. ola amigo comprei um eli mjx f 45 alguem pode me da umas dicas de voo pois sou iniciante
    meu e mail e alvesfotografo@bol.com.br

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  3. ola amigo comprei um eli mjx f 45 alguem pode me da umas dicas de voo pois sou iniciante
    meu e mail e alvesfotografo@bol.com.br

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