segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Monitoramento de baterias LiPo

Um dispositivo muito interessante e útil é utilizado pelos pilotos de elétricos para monitorar a carga das baterias de LiPo de várias células (há um modelinho específico para cada tipo de bateria em número de células), e ainda emitindo um som de alerta de fim de carga, além de um led na cor azul para indicar carga "boa", passando para outro led vermelho indicando final de carga.

São utilizados nos modelos elétricos, mas é uma excelente opção para monitorarmos as cargas das baterias dos "grandões", tipo Rx, IE's, bomba de fumaça.

É encontrado com preço muito bom na Hobby King.

Basta soldar o conector que vem com o aparato nos fios preto e vermelho e ligá-lo no plug de equalização de células da bateria, um fio em cada extremidade, respeitando-se, evidentemente, a polaridade da bateria e a cor dos fios do monitor.

É claro que isso não substitui a carga antes do final de semana de voos.

E nem deve ser considerada a utilização de equipamentos de origem duvidosa (servos, Rx, baterias, Tx...) em aeros de motores combustão, principalmente nas pequenas aeronaves, como é o caso dos aeros com motorização de 50cc para cima.

Nesses, o equipamento de bordo é de suma importância para garantir a tranquilidade do Piloto, além da segurança no voo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...