quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Madeira Balsa

Você já teve a curiosidade de saber como é a árvore Balsa???
 Pois agora você vai matar sua curiosidade!!!

 Preparamos para você quase tudo sobre a balsa. Desde especificações, nomes científicos até fotos e desenhos, confira!

Balsa Ecuador Lumber Corp.Um Volume de Balsa, do tamanho de um grosso tronco de árvore, é tão leve que pode ser carregado facilmente ao ombro por um homem.
Um Volume de Balsa, do tamanho de um grosso tronco de árvore, é tão leve que pode ser carregado facilmente ao ombro por um homem.

        BALSA: é a mais leve madeira de uso comercial que existe. É produzida pelo pau-de-balsa, também chamado pau-de-jangada ou pata-de-lebre. Os tipos mais leves pesam cerca de 48kg/m³ Isto equivale a um terço do peso da cortiça. As espécies mais pesadas de pau-de-balsa pesam cerca de 320kg/m³. A balsa é leve porque o ar ocupa suas células quando a madeira seca. O pau-de-balsa produz grandes flores cor de marfim em forma de taça (veja foto), elas dão origem aos frutos e sementes.
        A palavra pau-de-balsa é derivada do nome da embarcação chamada balsa. As populações dos países tropicais usam seu tronco para construir balsas e jangadas. O pau-de-balsa é encontrado do sul do México ao norte da Venezuela e ao longo da costa oeste da América do Sul até a Bolívia. Grandes quantidades de balsa são cortadas no Equador, o maior produtor mundial é a Costa Rica.
        Nas Antilhas, a balsa é conhecida como a cortiça-das-antilhas.
        A balsa tem um brilho e uma textura acetinados. A madeira vai do branco ao creme levemente rosado nas partes centrais do tronco.
        A balsa é utilizada para fazer aeromodelos e alguns tipos de embarcações, carrocerias de caminhões, barcos salva-vidas e bóias. Também é usada como material isolante nas incubadoras e em carros e caminhões frigoríficos.
Classificação Científica: O pau-de-balsa pertence à família da sumaúma, Bombacaceae. Está classificado no gênero Ochroma Pyramidale, espécie O. Iagopus.
Enciclopédia DELTA UNIVERSAL, volume 2

desenho.jpg (17062 bytes)
Desenho de uma Árvore, Fruto, Folha e Flor de Balsa.
fotobalsa2.jpg (30685 bytes)
Uma floresta de Balsa.
Crescimento: Depois de plantada a muda, em alguns meses atinge 2,4 m de altura, em 2 anos pouco mais de 6m, em 5 anos já esta com cerca de 20m de altura e mais de 50cm de diâmetro, e quando atingem a maturidade podem medir 30m de altura e 70cm de diâmetro com 9 anos de idade. Técnicas avançadas são usadas em todas as fases para ajudar no crescimento.
Enciclopédia GROLIER MULTIMEDIA 1995.

fotobalsa.jpg (35240 bytes)
Homem no meio de um bosque de Balsa
och_pyr_fl.jpg (108300 bytes)
Foto de uma Flor de balsa
Propriedades e Aplicações: As propriedades de madeira de balsa são muito parecidas com as da cortiça; é muito usada comercialmente, por causa de suas qualidades isolantes contra calor ou frio, por sua alta capacidade de flutuar sobre a água  e sua capacidade por enfraquecer som ou vibrações mecânicas. É intensamente usada para brinquedos, para maquetes e aeromodelos é claro.
amostra.jpg (10760 bytes)
Duas amostras de chapas de Balsa e uma de cedro.
amostra2.jpg (5536 bytes)
Amostra de uma chapa de balsa.
Conhecida também como: Balsa (Na América Latina em geral), Corcho (Mexico), Gatillo (Nicaragua), Enea , Pung (Costa Rica), Lana (Panama), Palo de balsa (Peru), Tami (Bolivia).
microbalsa.gif (32807 bytes)
Amostra de Balsa vista pelo microscópio
desmicrobal.jpg (10856 bytes)
As celulas são dispostas como um favo de mel
Fato Histórico: Em 1947 o antropólogo Thor HEYERDAHL foi ao Peru, construiu uma jangada com troncos de balsa, e com cinco companheiros, foi velejando do porto de Callao pelo Oceano Pacífico até as Ilhas de Tuamotu no Pacífico Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...