terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Controle para Aeromodelos (Radios, Transmissores)

O controle de aeromodelos, ou para os mais experientes e que já participam da prática a mais tempo, os Transmissores ou Rádios que são os nomes corretos, são uma parte fundamental para o aeromodelista. Para quem está no inicio desse hobby/esporte, considere ler a série de artigos Aeromodelismo para Iniciantes, pode ser que ela tire algumas dúvidas que você já tenha.

Para iniciar, melhor começar com o básico, com os mais simples, que é a base para todos os outros rádios. Existe a parte teórica que ajuda bastante a escolha dos melhores rádios além de entender algumas regras básica.





TRANSMISSÃO

O conceito mais básico de um transmissor é transmitir, é claro, então existem alguns formatos:
  • AM: É a modulação mais usada por vários tipos de brinquedos, telefones e outros tipos de aparelhos eletronicos, por isso não é muito bom utiliza-lo, a probabilidade de interferencia é muito grande fora a dificuldade de encontrar receptores para ele.
  • FM: Era o padrão mais utilizado por aeromodelistas até a pouco tempo atrás, assim como os rádios FMs existem as frequencias na qual cada radio transmite (isso é definido pelos conhecidos cristais que vão informar ao transmissor e ao receptor qual frequencia usar). Foi definido a faixa de 72Mhz e dividido em 50 canais pulando de 20hz começando em 72.010hz. O que gera essa tabela:
Canal Freq. Canal Freq. Canal Freq. Canal Freq. Canal Freq.
11 72.010 21 72.210 31 72.410 41 72.610 51 72.810
12 72.030 22 72.230 32 72.430 42 72.630 52 72.830
13 72.050 23 72.250 33 72.450 43 72.650 53 72.850
14 72.070 24 72.270 34 72.470 44 72.670 54 72.870
15 72.090 25 72.290 35 72.490 45 72.690 55 72.890
16 72.110 26 72.310 36 72.510 46 72.710 56 72.910
17 72.130 27 72.330 37 72.530 47 72.730 57 72.930
18 72.150 28 72.350 38 72.550 48 72.750 58 72.950
19 72.170 29 72.370 39 72.570 49 72.770 59 72.970
20 72.190 30 72.390 40 72.590 50 72.790 60 72.990
  • Por espectro: Esta é a tecnologia mais recente que evita e muito as interferencias, pois cria um canal de comunicação única entre receptor e transmissor. O que facilita a vida do aeromodelista, pois não precisa se preocupar de estar no mesmo canal (frequencia) de outro aeromodelista na pista.

Tendo isso em mente, dá para saber que deve se escolher entre o FM ou o Por Espectro (também conhecido como 2.4Ghz). O FM tem a vantagem de ser mais barato, mas tem a parte negativa de sempre ter que verificar se alguém está usando o mesmo canal (frequencia) que você. Já o 2.4Ghz é exatamente o inverso.


COMANDOS

Aqui já entramos na prática em si, pois é com os comandos que interagimos com o aeromodelo, cada comando possível é chamado de Canal (não confunda com os canais de frequencia), por isso já deve ter ouvido falar de kits, aeromodelos, helimodelos, ou qualquer outro produto desse tipo que anuncie, 3 canais, 4 canais e por ai vai. Isso quer dizer quantos comandos você pode realizar.

Os comandos destacados indicam o canal do receptor referido acima
Por exemplo, virar para esquerda ou para direita é um comando, veja só mesmo sendo dois lados é somente um comando. Subir ou descer é outro comando, rotacionar no próprio eixo para esquerda ou direita é outro e por ai vai dependendo da capacidade do modelo e do transmissor, e é claro da necessidade.

Por padrão são 4 comandos de sensibilidade (o que indica que há varios graus por isso pode-se definir direita e esquerda, por exemplo e em várias intensidades) e os outros canais são somento do tipo “Liga e Desliga”.

Sabe os sticks que você está acostumado a ver no seu controle de carrinho? Então são esses que são os de sensibilidade e além de poder ir para cima e para baixo podem ir para um lado e para o outro (ambos os sticks). Isso permite que cada stick tenha capacidade para 2 canais. É claro que em um rádio de menos de 4 canais, algum stick pode estar travado para toda essa capacidade.

Em geral existem dois tipos de Radios, os conhecidos como Modo 1 e Modo 2.

O modo 1 nada mais é do que o stick que controla a velocidade (para cima e para baixo) ficar parado aonde deixamos e não volta para a posição neutra no lado direito. E o Modo 2 é do lado esquerdo (padrão adotado no Brasil).

Padrão mais utilizado de controle

O padrão aqui no Brasil como dito é o Modo 2 o que já indica que o stick esquerdo, o movimento para cima e para baixo controla a velocidade do motor. Então ficaria dessa forma:

1. Stick Esquerdo
  • Movimento Vertical: Aceleração (Speed, canal 3 do receptor)
  • Movimento Horizontal: Leme (Servo, canal 4 do receptor)
2. Stick Direito
  • Movimento Vertical: Profundor (Servo, canal 2 do receptor)
  • Movimento Horizontal: Ailerons (Servo, canal 1 do receptor)

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