sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Como encontrar o CG de um aeromodelo

Cada aeromodelo tem um CG correto, este é o ponto onde o aeromodelo tem seu equilibrio corretamente. Se você tiver construído a partir de um planta, então o CG deve ser marcado no planta. Se você comprou um avião ARF ou RTF, em seguida, no manual de instruções do fabricante deve dizer onde está o CG para esse modelo específico.

Um aeromodelo mal equilibrado, na melhor das hipóteses, vai ser difícil de controlar, e isso é especialmente verdadeiro para os aviões com peso de cauda. Na pior das hipóteses, o avião vai cair dentro de segundos!
 
Uma forma de equilibrar os aviões RC

Treinadores de asa alta são os mais fáceis de ser equilíbrado, e se for o seu primeiro avião, então este é provavelmente o caso.

Obviamente, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar o centro de gravidade correto, de acordo com o planta ou manual. Em geral, regra geral, o GC será de cerca de um terço da corda da asa (largura) volta a partir do bordo de ataque.

Coloque as pontas de seus dedos médios sob cada asa, na linha do CG, um par de centímetros para fora da fuselagem. Levante cuidadosamente o avião para que ele esteja livre de qualquer superfície, e deixá-lo solto em seus dedos.

Um avião corretamente balanceado será ou nível, ou ter o nariz apontando ligeiramente para baixo. Se  a cauda ficar mais baixa é porque o aeromodelo está com peso de cauda e você precisa fazer algo a respeito.



Se o ajuste não estiver no centro "CG 'correto, a primeira coisa a fazer é tentar mover a bateria ou a qualquer das partes de RC quer mais para a frente ou mais para trás no interior do avião. Ao fazer isso, você está ajustando o equilíbrio, sem adição de peso extra ao modelo sob a forma de lastro.

O motor / bateria do receptor é de longe a melhor coisa a se mover, porque é o item mais pesado e vai ter o maior efeito com a menor quantidade de movimentos. Cuidadosamente tentar reposicioná-la frente ou de ré, cuidadosamente verificando o equilíbrio do avião depois que você moveu. Quando estiver satisfeito com o novo equilíbrio, certifique-se que a bateria está segura e não vai passar de sua nova posição.

Se você não poder reposicionar nada, o que é sempre uma possibilidade em aviões RTF, você pode ter de acrescentar peso tanto no nariz ou a cauda do avião para corrigir o CG. É preciso lembrar, porém, que a reação de adicionar peso morto para um modelo que nunca é bom - quanto menos peso em um avião, melhor que ele voa. Então, se você precisa adicionar peso para corrigir o CG, você precisa adicionar o mínimo possível.

Como equilibrar o seu avião de RC para Rolagem "ROLL"
Este é um saldo muitas vezes esquecido, muitas vezes, e de uma forma não é particularmente importante. Mas um avião de RC que tem um lado mais pesado do que o outro tem uma tendência natural para rolar e girar para o lado mais pesado, tornando sua vida um pouco mais difícil.

No entanto, o equilíbrio da rolagem não é quase tão importante como o equilíbrio mencionamos acima. A menos que algo está seriamente errado, o avião não vai sair do controle, apenas porque uma das asas é ligeiramente mais pesado que o outro! E as chances são que você pode corrigir quaisquer rolagem indesejados com o aileron trim, se houver.

Mas para equilibrar o avião de rolar, simplesmente lace um cordao em torno do eixo da hélice, entre o girador da fuselagem e, em seguida, alguns em torno da parte traseira da fuselagem, tão perto da cauda, como você pode observar. Levante o avião para cima e deixá-lo solto - ver se ele quer rolar para um lado ou outro. Se isso acontecer, então você precisa adicionar alguns pequenos pesos para a ponta da asa na parte superior.

Adicione apenas o suficiente para fazer o avião cair de nível, quando visto de frente. Gravando os pesos para a ponta da asa é um método fácil, embora você pode querer tomar o cuidado de colocá-las na ponta da asa e tampa sobre eles para escondê-los.

Para aviões com asas de isopor, empurrando um prego pequeno calibre ou pino do painel em que o isopor é uma ótima maneira de adicionar algum peso necessário, e é facilmente escondidas com tinta branca ou caneta.





Então, você tem dois métodos fáceis de equilibrar aviões rc. Como já mencionado, o equilíbrio da frente é muito crítico, se quiser manter seu plano em uma única peça, o saldo nominal não é tão crítica, mas vale a pena se você tiver o tempo.

Um avião corretamente equilibrado será sempre mais fácil e seguro para voar, e não vai precisar tanto de corte no transmissor.
 
Ou... em último caso voce sempre pode recorrer a um profissional em procurar CG como nosso colega inventor e aviador Fábio Fita Barbosa.
 
Veja o estilo do nosso testador de CG

4 comentários:

  1. obrigado amigo ajudou muito seu tutorial!

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  2. boa tarde ... como faço para achar o cg de um extra 330l da peak model? pela recomendaçao de 1/3 da asa de ataque esta dando cg de nariz. mais quando voa ele esta de calda. Alguem tem algum manual desse aero?

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    1. pede para alexandro maia ,que ele resolve pra vc.kkkkk

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  3. boa tarde ... como faço para achar o cg de um extra 330l da peak model? pela recomendaçao de 1/3 da asa de ataque esta dando cg de nariz. mais quando voa ele esta de calda. Alguem tem algum manual desse aero?

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